Geração do Plano Real


O Plano Real implantado em 1994 comemora 18 anos, e com essa data marcamos a consolidação de uma geração inteira de brasileiros que nasceram desde o início da década de 90 e conhecem os reflexos negativos da inflação apenas pelos livros de história.
Completando 18 anos de Plano Real, comemoramos como um dos maiores períodos contínuos da história brasileira em que vivenciamos a estabilidade, a prosperidade e o desenvolvimento econômico conciliados com o processo democrático em nosso país.
Toda essa geração de jovens brasileiros, dentre os quais eu me incluo, não vivenciou a inflação estratosférica, nem as promessas estampadas nas falas dos Presidentes da época que iam para a televisão para acalmar os ânimos, e motivar o mercado, na promessa de melhora com as trocas abruptas no cargo de Ministro da Fazenda e com os sucessivos planos econômicos que fracassariam um após o outro.
A instabilidade atingia ricos e pobres, embora seu principal efeito fosse solavancar a vida e as contas dos trabalhadores brasileiros, corroendo seus salários mínimos e dissolvendo qualquer aumento que lhes fosse garantido. Gerando insegurança no bolso dos trabalhadores, a inflação e a instabilidade surtavam o mercado e inviabilizavam qualquer perspectiva de desenvolvimento econômico ou social.
Contudo, após a crise política que derrubou o primeiro presidente eleito após a ditadura, coube a Itamar Franco e a seu Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, liderarem a reação corajosa contra os males que atingiam a nossa economia e geravam impactos diretos na vida dos brasileiros, e em especial, os mais pobres.
Com a liderança de Fernando Henrique, juntou-se um grupo de economistas da mais alta seriedade e competência para idealizar o Plano Real, e foi apresentado ao país um Plano diferente dos demais por oferecer uma transição gradativa e concreta, combatendo a inflação, estabilizando a economia, garantindo poder de compra, aquecendo o mercado e alcançando o patamar desejado de desenvolvimento no longo prazo.
É preciso ressaltar que a minoria dos grupos partidários e políticos no Congresso Nacional, votaram contra e fizeram ferrenha oposição ao Plano Real; tal grupo era encabeçado pelo Partido dos Trabalhadores e por Lula, dizendo que o Plano Real não iria dar certo, talvez torcessem por isso já que suas perspectivas não estavam no futuro da Nação, e sim na eleição presidencial que se aproximava.
Mas o Plano Real apresentado pela equipe de Fernando Henrique passou pelo crivo democrático do Congresso Nacional, foi aprovado e implantado, marcando o Brasil para o que seria a transformação gradativa de um país de instabilidades, para se torna-lo como hoje o conhecemos.
Aprovado e implantado, o Plano Real tomou as ruas, ganhou apoio e aprovação popular, trazendo desde o início mudanças significativas e benefícios para todos os brasileiros, o país ao longo do tempo conquistou a confiança do mercado, passou a atrair mais e mais investimentos e sua economia e seus consumidores aqueceram-se e em questão de tempo o Plano Real transformou o Brasil.
As mudanças não foram rápidas nem fáceis de serem feitas, coube ao governo Fernando Henrique modernizar o Estado, estruturar a máquina, capitanear o país nas sucessivas crises internacionais, prever os problemas futuros e criar mecanismos e ferramentas que pudessem blindar o país de novos colapsos como os que foram vistos nas décadas de 80 e 90.
Para se ter uma noção, fundos formados com depósitos compulsórios de bancos, foi uma das medidas tomadas por Fernando Henrique, e mesmo na época, sendo muito criticado por isso, viu-se que a Europa atual com a crise do euro adotará a mesma medida para evitar as quebras de bancos e crises futuras. A própria diminuição do Estado, com concessão de estradas, por exemplo, apesar de criticada durante as eleições, vem sendo adotada pelos sucessores para solucionar problemas de infraestrutura como o colapso dos aeroportos brasileiros, sem falar no importante legado da Lei de Responsabilidade Fiscal dando suporte para a consolidação do Plano, na esfera da administração pública.
De fato, não foi um homem ou um partido unicamente que mudaram o país, nem foi um único ato que radicalmente dividiu a história do Brasil em antes e depois. Como em toda e qualquer Nação, o processo democrático acompanhado pela transição responsável de governos, permitiu que tivéssemos no Brasil a consolidação do Plano Real ao longo dos Governos Itamar, Fernando Henrique, Lula e Dilma, com continuidade das políticas que vem transformando o país ao longo dessas últimas duas décadas, e são, além do Plano Real em si, a sua consolidação, os aumentos reais do salário mínimo, o aquecimento do mercado consumidor e os programas de distribuição de renda, que apesar de provisórios vêm se espalhando pelo Brasil, com programas como o Vale-gás, o Vale-leite e o Bolsa Escola do saudoso ex-Ministro Paulo Renato, que foram unificados no atual Bolsa Família.
O fato é que o Brasil mudou nesses 18 anos, e o Plano Real foi o marco inicial dessas transformações econômicas e sociais. A geração de pessoas que como eu, crescemos com essas mudanças tem agora o desafio de construir as novas mudanças, como as melhorias profundas no modelo de administração pública, a modernização do uso da máquina pública, os investimentos consistentes em educação e a promoção das Reformas Política, Tributária e do Judiciário. O Brasil mudou e deve continuar mudando.

0 Comentarios:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Este blog não aceita mais comentários anônimos!!

 
^ Voltar ao topo da página